Postagem em destaque

Chrysler celebra 100 anos

  Divulgação Radiografia da Notícia * Maior encontro de clássicos da América Latina reúne raridades em exposição gratuita de 19 a 22 de junh...

terça-feira, 17 de junho de 2025

Chrysler celebra 100 anos

 Divulgação


Radiografia da Notícia

* Maior encontro de clássicos da América Latina reúne raridades em exposição gratuita de 19 a 22 de junho, em Águas de Lindóia (SP)

Para receber o público, o evento conta com uma estrutura de quase 70 mil m²

O espaço de exposição reunirá modelos de todas as décadas até 1995

Luís Alberto Alves/Hourpress

Os visitantes do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), que celebra sua edição de 10 anos de 19 a 22 de junho, em Águas de Lindóia (SP), poderão conferir de perto modelos históricos da Chrysler, marca que completa 100 anos em 2025 e é um dos destaques do evento. A expectativa é atrair mais de 500 mil pessoas e reunir expositores e comerciantes. Considerado o maior encontro de carros clássicos da América Latina, o EBAA tem entrada gratuita e aberta ao público.

Para receber o público, o evento conta com uma estrutura de quase 70 mil m². Entre os destaques, uma praça de alimentação de 1.500 m² e estandes especializados com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas e outras atrações voltadas ao universo dos carros clássicos. 

O espaço de exposição reunirá modelos de todas as décadas até 1995, com veículos que tenham, no mínimo, 30 anos de fabricação. Como em edições anteriores, o evento reserva um lugar especial para destaques: este ano, além dos carros já premiados como “Best in Show”, os holofotes estarão voltados para os modelos da Chrysler, que celebra seu centenário em 2025. Haverá, ainda, uma área exclusiva dedicada à marca e a entrega de um troféu comemorativo. O Chrysler Clube, tradicional parceiro do evento, mais uma vez estará presente com uma expressiva frota de clássicos.

Um século de história

A Chrysler celebra seu centenário com uma trajetória marcada por inovações e ícones da indústria automobilística. Fundada por Walter P. Chrysler em 1925, a marca foi pioneira no design aerodinâmico com o modelo Air Flow (1934), criou motores V8 “Hemi” de alto desempenho e revolucionou o setor com os muscle cars nas décadas de 1960 e 1970. O Chrysler Building, inaugurado em 1930, segue como símbolo de sua grandiosidade.

Nos anos 1980, a montadora superou uma grave crise com o lançamento das minivans e, posteriormente, firmou parcerias marcantes, como com a Daimler e, mais tarde, com a Fiat. Em 2021, passou a integrar a Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo.

No Brasil, a Chrysler está presente desde os anos 1920. Produziu veículos como o Dodge Dart, com o maior motor já fabricado no país, e modelos como Polara, Charger e LeBaron. Após períodos de importação e fabricação local, voltou ao cenário nacional com a FCA e, hoje, tem presença na fábrica da Stellantis em Pernambuco, que produz veículos como o Jeep Renegade.

Serviço – Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia

Data: De 19 a 22 de junho.

Local: Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP).

Inscrições:

No site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos.

Visitação: Gratuita e aberta ao público.

Mercedes-Benz lança Sprinter Robustez projetada para o agronegócio e operações severas

 Radiografia da Notícia

Furgão Vidrado 417 é adaptado com suspensão elevada e design robusto para terrenos desafiadores

* Veículo oferece flexibilidade, maior espaço interno e eficiência para o transporte de passageiros

A nova versão do veículo traz soluções personalizadas e oferece um desempenho superior em ambientes exigentes

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança a Sprinter com pacote Robustez, uma versão adaptada do modelo furgão vidrado extralongo, desenvolvida especialmente para atender às necessidades do agronegócio e de setores que operam em terrenos desafiadores, como mineração e atividades rurais. A nova versão do veículo traz soluções personalizadas e oferece um desempenho superior em ambientes exigentes, com alta capacidade de carga e resistência. 

“A Sprinter pacote Robustez é destaque pela combinação entre resistência e versatilidade, sendo ideal para empresas que precisam de um transporte eficiente em condições de difícil acesso. Com a capacidade de se adaptar a diferentes tipos de operação, a Sprinter é a escolha perfeita com o portfólio mais completo do segmento. E contando com a implementação de empresas parceiras, podemos oferecer soluções personalizadas para cada negócio.”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. 

A Sertran Transportes adquiriu 25 unidades da Sprinter com o pacote Robustez para atender às exigências do fretamento agrícola que é uma das áreas de atuação da empresa. Com foco em durabilidade, desempenho e conforto em terrenos desafiadores, o modelo se destaca como uma solução eficiente para o transporte de trabalhadores no campo. A primeira unidade já está em operação, contribuindo para a agilidade e segurança nas operações da empresa, e as demais serão entregues até o próximo mês, fortalecendo a renovação e a padronização da frota com veículos robustos e de alta qualidade.

Estrutura reforçada e maior conforto

Com base na versão 417 do furgão vidrado extralongo, a Sprinter Robustez conta com ar-condicionado traseiro de fábrica e uma entrada pela porta dianteira, com a eliminação da porta lateral corrediça. Essa modificação garante maior robustez estrutural e reduz a incidência de sujeira e poeira no interior, proporcionando um ambiente mais limpo e confortável durante as operações no campo ou em áreas remotas.

A suspensão traseira elevada foi projetada para garantir a capacidade de superar obstáculos em terrenos acidentados e superfícies naturais, com a garantia de maior estabilidade e segurança ao transitar por áreas de difícil navegação, como plantações e terrenos irregulares.

A Sprinter Robustez oferece também um amplo espaço interno, permitindo configurações versáteis e com a opção de um corredor central. Dessa forma, o modelo é capaz de atender a diferentes necessidades do transporte de passageiros. 


Personalização para operações desafiadoras

A primeira unidade Sprinter Robustez passou por um processo de customização por implementadores especializados do mercado, garantindo que o veículo esteja pronto para enfrentar as condições mais exigentes. Nesta solução são oferecidos três níveis de personalização:

Nível 1: proteções inferiores, que previnem danos causados por pedras, galhos e água, sendo ideal para operar em ambientes de alto impacto, como plantações e mineradoras.

Nível 2: instalação de snorkel e pneus Grabber X3 da General Tire, uma marca da Continental, proporcionando ao veículo a capacidade de enfrentar estradas não convencionais com total segurança.

Nível 3: para-choques de aço que oferecem maior resistência, segurança e robustez para suportar os desafios do trabalho em terrenos exigentes.

A Sprinter Robustez pode ser encomendada em todos os concessionários da marca no país a partir do preço público sugerido de R$ 365.800,00 (sem implementação).

 


Carros elétricos: uma tendência sustentável ou moda passageira?

 

Radiografia da Notícia

* Será que os carros elétricos são realmente uma tendência sustentável 

* Mais de 17 milhões de carros elétricos foram vendidos globalmente em 2024 

A preocupação com o meio ambiente é, sem dúvida, o principal motor dessa mudança

Sergio Sousa

Nos últimos anos, tenho acompanhado com grande interesse o crescimento notável do mercado de carros elétricos. É impressionante ver como tanto as montadoras tradicionais quanto as novas startups estão investindo pesado no desenvolvimento de modelos elétricos. Ao mesmo tempo, governos do mundo todo têm criado incentivos para estimular essa transição — desde isenções de impostos até subsídios e facilidades no processo de licenciamento. 

Ainda assim, uma pergunta continua dividindo opiniões: será que os carros elétricos são realmente uma tendência sustentável ou apenas mais uma moda passageira? 

Segundo um estudo recente da Agência Internacional de Energia (IEA), mais de 17 milhões de carros elétricos foram vendidos globalmente em 2024 — um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, quando foram comercializadas cerca de 14 milhões de unidades. Esses números mostram que não se trata apenas de um movimento pontual, mas de uma transformação significativa no setor automotivo. 

Limpas

Na minha visão, esse crescimento é resultado de uma combinação de fatores. As políticas públicas, especialmente os subsídios e as metas de redução de emissões, têm desempenhado um papel crucial. Mas não posso deixar de destacar também a crescente conscientização ambiental das pessoas, que têm buscado alternativas mais limpas e sustentáveis para o dia a dia. 

A preocupação com o meio ambiente é, sem dúvida, o principal motor dessa mudança. Diante do agravamento das mudanças climáticas e do aumento das emissões de gases de efeito estufa, há uma pressão cada vez maior por soluções mais responsáveis. Nesse contexto, os carros elétricos se destacam por não emitirem poluentes durante o uso, surgindo como uma alternativa promissora aos veículos a combustão. 

Outro ponto que me chama a atenção é o avanço tecnológico. Hoje, os carros elétricos estão mais acessíveis, eficientes e com maior autonomia. A evolução das baterias — que antes representavam uma grande limitação — tem sido impressionante. Além disso, a infraestrutura de recarga está se expandindo de forma acelerada, com pontos de recarga sendo instalados em cidades, rodovias e até em residências. 

Fontes

Mas é claro que nem tudo são flores. É preciso olhar para essa transição de maneira crítica. Por mais que os carros elétricos não emitam poluentes diretamente, a produção das baterias ainda causa um impacto ambiental significativo, especialmente devido à extração de lítio e outros minerais. Também não podemos esquecer da fonte de energia usada para recarregar esses veículos. Se a eletricidade vier de fontes fósseis, o benefício ambiental pode ser bastante reduzido. 

No cenário dos leilões, tenho observado que os carros elétricos começam a ganhar espaço, ainda que timidamente em comparação com os modelos tradicionais. Muitos desses veículos aparecem após o fim de contratos com frotas corporativas ou locadoras, o que os torna opções interessantes para quem quer investir em um elétrico com um custo mais acessível. Acredito que o mercado de leilões pode ter um papel importante na popularização dos elétricos, ajudando a dar uma segunda vida útil a esses veículos e promovendo a economia circular. 

Olhando para frente, vejo um futuro promissor para os carros elétricos nos leilões. Com o aumento da frota e o avanço da tecnologia, a tendência é que vejamos um volume cada vez maior desses veículos sendo ofertados. Isso pode, inclusive, abrir espaço para novos modelos de negócio, como a reutilização de baterias em outras aplicações ou a reciclagem de componentes valiosos. 

Tempo

Diante disso, posso afirmar com convicção: os carros elétricos não são apenas uma moda passageira. Eles representam uma resposta concreta — embora ainda em evolução — aos desafios ambientais e energéticos do nosso tempo. Claro, ainda há muito o que melhorar, desde a cadeia de produção até a ampliação da infraestrutura de recarga. Mas tudo indica que eles vieram para ficar. 

Portanto, os carros elétricos são, sim, uma tendência sustentável. O entusiasmo inicial pode até ter parecido passageiro, como acontece com toda inovação disruptiva, mas os fundamentos que sustentam seu crescimento são sólidos. Agora, cabe a nós — sociedade, empresas e governos — garantir que essa transição seja feita de maneira ética, inclusiva e verdadeiramente sustentável. 

Sergio Sousa, diretor de tecnologia da Infocar

Volvo Penta lança no Brasil motor versátil a biogás, biometano e GNV, para geração de energia

 Divulgação

Radiografia da Notícia

A Volvo Penta está lançando no Brasil o G13, seu primeiro motor movido a biogás, biometano ou GNV (Gás Natural Veicular)

É a alternativa ideal para propriedades rurais que produzem seu próprio biogás por meio da decomposição de material orgânico

* Mais de 30 unidades já foram comercializadas antes mesmo do lançamento oficial

Luís Alberto Alves/Hourpress

O novo produto fomenta um modelo de negócio que transforma um passivo ambiental em um insumo valioso para empresas e produtores rurais. “Além disso, contribui para expandir a produção e o uso de energia renovável e limpa. É uma solução que diminui em quase 100% a emissão de materiais particulados e cerca de 30% do óxido de nitrogênio”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta América do Sul.


Uso severo

 

O G13 é um avançado motor de 13 litros concebido para uso severo, com potências de até 400 hp. Tem aplicação prioritária em fazendas, granjas, indústrias alimentícias, usinas de açúcar, destilarias de álcool e frigoríficos. Com alta capacidade de aceitação de carga, robusto e hiperdimensionado, o motor tem todas as partes internas em aço, projetadas para maior durabilidade mesmo em operações intensivas. “Tudo neste produto foi pensado para garantir desempenho e estabilidade na geração de energia, sempre de olho no meio ambiente e nos custos de operação”, assegura Felipe Lopes, diretor de motores industriais da Volvo Penta América do Sul. “É também de fácil manutenção, porque utiliza componentes e filtros já conhecidos de outros motores Volvo Penta”, ressalta.

Opção por tecnologias 

Os engenheiros da marca desenvolveram uma configuração na qual o cliente tem à disposição duas tecnologias diferentes para o gerenciamento e injeção de gás, dependendo de suas necessidades de aplicação, perfil de desempenho e perspectiva de investimento. Assim, durante a negociação e o processo de especificação técnica, o comprador pode optar pelos sistemas Motortech ou Woodward, duas fabricantes de renome mundial, líderes em soluções de energia a gás, que têm parceria global com a Volvo Penta.

“Existe uma necessidade crescente por motores movidos a combustíveis renováveis e com menos emissões de poluentes, mas que também tenham alta tecnologia, grande performance e custos adequados”, explica Lopes. O mercado está atento a este tipo de produto justamente pela possibilidade de usar um combustível ambientalmente correto, com a vantagem de baixar os custos operacionais. Cálculos indicam que, se comparado com o diesel na formulação atual, o custo de operar motores industriais com GNV pode ser 22% menor. Se a comparação for com o biogás, o custo pode ser até quase 100% inferior, uma vez que esse combustível é obtido através da utilização de material orgânico gratuito dentro das propriedades rurais. “É um ciclo virtuoso”, destaca Lopes.

A produção de bioenergia é feita por meio do aproveitamento de material orgânico, dejetos de aves, bovinos ou suínos, chorume do lixo, resíduos da indústria alimentícia, de celulose e de álcool e açúcar, além de sobras de unidades fabris petroquímicas e de exploração de gás – estas duas últimas no caso de gás natural. O material é processado num biodigestor, um equipamento que decompõe e transforma os resíduos orgânicos em biogás. Já o biometano é um produto mais límpido e genuíno, purificado do biogás, e pode inclusive ser colocado na rede de gás natural.

Feito no Brasil

 

O novo motor G13 é fabricado no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), onde também são produzidos os propulsores dos caminhões e ônibus da marca. O G13 poderá ser exportado para todos os mercados da América do Sul, região onde a demanda por motores a gás está em expansão.

A Volvo Penta é líder mundial em motores de uso marítimo e industrial. Presente em mais de 130 países, em 2024 entregou mais de 35 mil unidades em todo o mundo. No Brasil, além do novo motor a gás, oferece ampla gama diesel de 18 a 1.000 hp, para aplicações em embarcações, implementos agrícolas, geradores de energia etc. Saiba mais em volvopenta.com.br ou @volvopentabr_ind.

 

Brasil lidera mercado global de carros blindados

 Freepik

Radiografia da Notícia

Uma alternativa muito valorosa neste caso é fechar um contrato de um carro blindado por assinatura

* O Brasil blindou 34.402 carros, se tornando o País com a maior frota de carros blindados do mundo

* Cada vez mais consumidores têm optado por alternativas como o aluguel de veículos blindados

Alan Lewkowicz*

 Nos grandes centros urbanos há uma crescente preocupação especialmente com a segurança pessoal e por isso simultaneamente tem se fortalecido o setor de veículos blindados. Como um carro blindado muitas vezes dobra de valor, por isso comprá-lo nem sempre é uma boa opção. Uma alternativa muito valorosa neste caso é fechar um contrato de um carro blindado por assinatura.

 No ano passado, segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o Brasil blindou 34.402 carros, se tornando o País com a maior frota de carros blindados do mundo. E os números do setor chegam mesmo a impressionar, com o faturamento anual aproximado do segmento chegando a R$3,5 bilhões, conforme dados daquela mesma entidade.

 Hoje, o País não apenas lidera em volume, como também inova nas formas de acesso à segurança da blindagem. Além da compra de veículos blindados, cada vez mais consumidores têm optado por alternativas como o aluguel de veículos blindados por assinaturas, com modelos mais seguros, que oferecem praticidade e menos burocracia.

 Pajero

Algumas fabricantes, como a Mitsubishi, foram as primeiras que passaram a disponibilizar SUVs blindados em programas online de assinatura, como o ‘MIT Assinatura’. A disponibilidade permite que o consumidor escolha, por exemplo, modelos com proteção balística como Eclipse, Pajero e Nova Triton, sem naturalmente aquela necessidade de aquisição definitiva.

 A expansão do mercado de blindados no Brasil também tem refletido em transformações no comportamento do consumidor urbano com maior poder de compra. Se antes a blindagem era associada apenas a figuras públicas e grandes empresários, hoje ela é vista como uma solução viável também para famílias, profissionais liberais e pequenas empresas. Com isso, o setor deve continuar crescendo, impulsionado tanto pela demanda por segurança quanto pela flexibilização no acesso a veículos protegidos.

 A blindagem é uma prática que tem crescido muito hoje em dia, mas a prática de blindar meios de transporte remonta à antiguidade, quando os chineses utilizavam chapas de metal e madeira reforçada em navios ou nas chamadas máquinas de cerco para se protegerem de flechas e projéteis. A blindagem automotiva moderna, no entanto, começou a tomar forma no fim do século 19 e início do século 20. O marco inicial desse avanço foi desenvolvido pelo engenheiro britânico, Frederick Richard Simms, da empresa Motor War Car, que projetou entre 1899 e 1902 um dos primeiros veículos motorizados blindados.

 Motor

Outros eventos também estimularam essa prática. A Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, impulsionou significativamente a popularização da blindagem para uso militar, com o surgimento dos tanques de batalha e a evolução e outros veículos blindados para guerra. Para o uso exclusivamente civil, a blindagem só começou a se consolidar nos anos seguintes, com destaque para os chamados ‘armored trucks’, ou seja, os primeiros carros-fortes utilizados para o transporte de valores nos Estados Unidos.  Houve também mais iniciativas como a da Bellamore Armored Motor Bank Car, em 1910, que concebeu um inovador e arrojado projeto de serviços bancários móveis.

 No Brasil, os primeiros veículos blindados civis surgiram nos anos 1950, fabricados pela empresa Massari para atender transportadoras de valores. No entanto, foi somente a partir da década de 1990 que o mercado começou a se expandir de forma mais acelerada, impulsionado por fatores como o aumento da violência urbana e a maior disponibilidade de tecnologias de blindagem voltadas para o uso pessoal.

 *Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo.

domingo, 11 de maio de 2025

Citroën FlexCare lança serviço de Garantia Adicional

         Divulgação


Radiografia da Notícia

*Garantia Adicional contempla planos adicionais de 12 ou 24 meses

*Parcelas mensais das revisões com valores fixos podem ser inseridas no financiamento do veículo

Luís Alberto Alves/Hourpress

Para contarem com ainda mais praticidade e tranquilidade, os consumidores da Citroën têm à disposição o Citroën FlexCare, uma gama de serviços elaborados para facilitar o dia a dia e gerar economia ao longo de sua relação com a marca Citroën. Além da flexibilidade das revisões, tanto em questões de pagamento quanto de agendamento, o catálogo inclui uma novidade: a Garantia Adicional.

Ao adquirirem um modelo Citroën, os clientes já contam com três anos de garantia de fábrica, mas contratando a Garantia Adicional, é possível optar pela prorrogação de 12 meses ou 24 meses, desde que o veículo esteja dentro do limite de 60 mil quilômetros rodados e que esteja dentro da garantia de fábrica. O serviço de Garantia Adicional pode contemplar somente motor e câmbio ou ser mais ampla, incluindo itens como direção, parte elétrica, entre outros.

“A Garantia Adicional posterga as facilidades e a segurança que um atendimento na concessionária pode oferecer para nosso cliente por um período maior de tempo, o que torna perene o relacionamento que ele tem com a marca Citroën”, reforçou Felipe Daemon, vice-presidente da Marca Citroën para a América do Sul.

Tranquilidade

Uma das principais preocupações na hora de adquirir um veículo é com as revisões, em razão de possíveis aumentos de preço ao longo do tempo e prazos de pagamento. Por meio do programa Citroën FlexCare, as manutenções periódicas possuem preço tabelado e podem ser incluídas no plano de financiamento selecionado.

É possível incluir no financiamento apenas as três primeiras revisões ou até as cinco, que vão de 10 mil quilômetros a 50 mil quilômetros. A vantagem de aderir ao programa é que os valores permanecem sem reajuste ao longo do contrato.

A aquisição antecipada das revisões também pode ser feita depois da compra do veículo. O cliente pode adquirir os pacotes de manutenção até a primeira revisão periódica, que ocorre após 1 ano ou 10 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro).

Contato

O Citroën FlexCare é válido em qualquer uma das 175 concessionárias da marca distribuídas pelo Brasil, o que possibilita ao consumidor executar a manutenção periódica mesmo durante viagens distantes de residência. Para saber mais, entre em contato com a concessionária mais próxima: https://www.citroen.com.br/.

Primeira perua compacta da Fiat no Brasil, Panorama completa 45 anos

                           Divulgação


Radiografia da Notícia

Fiat Panorama foi lançado em 1980, marcando a entrada da Fiat no segmento 

* Pioneiro, trouxe inovações mecânicas como o motor transversal e a tração dianteira ao Brasil 

* Com teto elevado, o modelo se destacava pelo ótimo espaço interno e porta-malas de 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 1980, depois de quatro anos de sua chegada ao mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante na sua história, ao se aventurava no mercado de peruas, um segmento em ebulição na época. A marca que já comercializava o icônico 147, assim como suas variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, apresentava ao mercado sua primeira perua compacta no Brasil, o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência.  

O Panorama chegava junto com a primeira grande reestilização do 147, a chamada linha Europa, que trazia um visual moderno, espaço interno inteligente e um desempenho urbano eficiente. Era a solução ideal para famílias e pequenos empresários que precisavam de espaço, mas não queriam abrir mão da economia e praticidade de um carro compacto. 

Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava seu nome. O modelo tinha a carroceria 18 centímetros mais longa que seu modelo de origem, além do teto elevado na seção posterior, depois dos bancos dianteiros, conferindo ao carro um espaço traseiro mais amplo e confortável.  

Caixa

Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, o modelo tinha como outro grande atributo o porta-malas, que tinha capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido.  

O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave.  Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol. 

Durante sua curta trajetória, em 1983, o Panorama passou por uma evolução. A partir daquele ano, o modelo ganhou as novidades de design que vieram com a chegada da linha Spazio, como para-choques envolventes em plástico, largas molduras laterais e painel foram totalmente reformulados. O modelo também ganhou câmbio de cinco marchas e passou a ser ofertado com duas versões de acabamento, a C e CL.  

Em 1986, com a chegada da Elba, o Fiat Panorama parou de ser produzido, dando espaço para a perua derivada da linha Uno, e deixando o legado de ter aberto o caminho para a Fiat neste segmento, onde a marca teve diversos carros icônicos como a Palio Adventure, Tempra SW e Marea Weekend.  

Mercedes-Benz celebra 5 milhões de Sprinter fabricadas no mundo

 Divulgação


Radiografia da Notícia

Veículo de número cinco milhões, uma eSprinter totalmente elétrica, foi entregue à FedEx

* Fábrica da Mercedes-Benz Vans em Charleston produziu o veículo histórico

* Símbolo de qualidade, inovação e versatilidade, Sprinter celebra 30 anos no mercado

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mercedes-Benz Vans celebra um marco importante com a produção de cinco milhões de vans Sprinter em todo o mundo. Produzido na unidade da empresa em Charleston, na Carolina do Sul, o veículo de número cinco milhões é uma eSprinter totalmente elétrica e foi entregue à FedEx, cliente de longa data da marca. O acontecimento destaca não apenas o sucesso duradouro do produto, como também o papel essencial de Charleston na rede global de produção da Mercedes-Benz. Há quase 20 anos, a planta desempenha um papel vital para a Sprinter na América do Norte.

O veículo entregue à FedEx passa a integrar a crescente frota global de vans da Mercedes-Benz, com modelos tanto convencionais quanto elétricos. Essa conquista reforça a popularidade contínua da Sprinter no mundo todo e reflete o compromisso permanente da Mercedes-Benz Vans com inovação, qualidade e excelência no setor de veículos comerciais leves.

Fundada em 2006, a Mercedes-Benz Vans LLC (MBV Charleston) é a única fábrica de vans da empresa na América do Norte. Em 2018, a unidade passou por uma ampla expansão para receber a terceira geração da Sprinter, permitindo a montagem peça por peça para o mercado norte-americano. A modernização incluiu a construção de uma nova área de carroceria, uma oficina de pintura e a ampliação da linha de montagem existente, permitindo à fábrica atender à crescente demanda.

Planta

Atualmente, a MBV Charleston é referência em sustentabilidade e montagem moderna, contando com sistemas avançados como transporte automatizado e ferramentas digitais de treinamento para sua equipe de mais de 1.600 funcionários. Além disso, um investimento de US$ 50 milhões em 2024 viabilizou o lançamento da nova eSprinter na planta, marcando mais um passo importante em inovação e crescimento.

Ao longo de 30 anos, a Mercedes-Benz Sprinter revolucionou o segmento de vans comerciais com sua versatilidade, confiabilidade e baixo custo de manutenção. De serviços de entrega e escritórios móveis a transporte de passageiros e conversões para motorhome, a Sprinter atende uma ampla gama de setores em todo o mundo.

A linha Sprinter chegou ao Brasil em 1997, onde já foram comercializadas mais de 200 mil unidades do veículo. Com o maior portfólio de vans elétricas e a combustão do país, a Sprinter oferece diversas possibilidades para atender às demandas dos clientes, desde transporte de carga e passageiros até serviços de emergência.Em dezembro do ano passado, a marca lançou a eSprinter no mercado brasileiro, versão totalmente elétrica da Sprinter que apresenta a maior autonomia do segmento, disponível no país nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas. A combinação de eficiência, autonomia e capacidade de carga torna a atual Mercedes-Benz eSprinter sinônimo de versatilidade e inovação.

Mitsubishi fecha parceria com a ComparaCAR

 FreePik


Radiografia da Notícia

* O Mit Assinatura já está disponível na plataforma da ComparaCAR

* Assinatura no Brasil, para disponibilizar o programa o Mit Assinatura, voltado à locação de veículos zero quilômetro. 

Com essa iniciativa passa a integrar o portfólio da plataforma, ampliando a presença dessa marca japonesa no mercado nacional 

Luís Alberto Alves/Hourpress

A Mitsubishi Motors, conhecida pela forte atuação no mercado de SUV’s e Caminhonetes no mercado brasileiro, firmou parceria com a ComparaCAR, plataforma digital líder em ofertas de carros por assinatura no Brasil, para disponibilizar o programa o Mit Assinatura, voltado à locação de veículos zero quilômetro. Com essa iniciativa passa a integrar o portfólio da plataforma, ampliando a presença dessa marca japonesa no mercado nacional de carro por assinatura.

 Para o CEO da ComparaCAR, Alan Lewkowicz, a entrada da Mitsubishi reforça a consolidação do modelo por assinatura. “Ter uma montadora do porte da Mitsubishi dentro da nossa plataforma demonstra a força do setor, o quanto o mercado de carro por assinatura está aquecido e de que forma conseguimos agregar valor com uma ferramenta digital, prática e segura para o consumidor”, afirmou.

 O Mit Assinatura oferece planos de 12, 24 ou 36 meses com todos os custos incluídos: seguro, manutenções em concessionária, assistência 24 horas e IPVA. O cliente pode, ainda, optar por planos de 1.000 KM, 2.000 Km ou até 3.000 Km de média mensal. A modalidade está disponível para pessoa física ou jurídica além da opção de contratação do veículo novo já blindado.

 Crescimento 

O crescimento da ComparaCAR reflete o bom momento do setor. Apenas em 2024, a empresa registrou 1,5 mil contratos, ou seja, um avanço de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. Lewkowicz destaca que o crescimento é também justificável pela facilidade de contratação. “A ComparaCar reúne as melhores opções disponíveis no mercado e se diferencia pela rapidez na contratação do serviço, permitindo a realização da análise de crédito e o envio de documentos totalmente online”, explicou o executivo.

 Todo o processo de contratação é feito digitalmente, desde a pesquisa de ofertas até a assinatura do contrato, com filtros por modelo, quilometragem, duração e serviços adicionais. De acordo com CEO da ComparaCAR, dependendo do plano escolhido e da empresa parceira, do momento da aprovação até a liberação do veículo é possível concluir o negócio em poucas horas. “Atuamos com praticamente todas as fornecedoras de serviços de assinatura de veículos, incluindo montadoras e locadoras, proporcionando mais praticidade e conforto aos motoristas”, reforçou Lewkowicz.

 IPVA

Segundo usuários e também especialistas em negócios automotivos, uma das principais razões que impulsionam a popularidade dos carros por assinatura é a vantagem financeira. O valor mensal pago no plano cobre seguro, manutenção, depreciação, além de encargos e tributos como IPVA e licenciamento, o que torna a alternativa mais presumível e econômica.

 Sobre a ComparaCAR

Fundada em 2023, a ComparaCAR é atualmente o principal agregador de ofertas de carros por assinatura do país. A empresa atualmente disponibiliza para seu público mais de 6 mil ofertas com planos personalizados para a necessidade de cada consumidor. No site é possível encontrar todas as informações sobre as ofertas e refinar a busca por meio de filtros.

Para verificar as ofertas disponíveis, acesse: https://www.comparacar.com.br/assinar/carro/mitsubishi

Volvo inicia a produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil

 Divulgação


Radiografia da Notícia

A operação brasileira da Volvo está comemorando um momento histórico

Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado na unidade brasileira

* A montadora agora está apta a exportá-lo para sistemas BRT de todo o mundo

 Luís Alberto Alves/Hourpress


Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período 2023-2025.


100% elétrico 


O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.


Os motores ficam na parte central, abaixo do piso, garantindo melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também estão na parte de baixo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. “Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, explicou.


Visão Zero Acidentes


Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o BZRT é equipado com avançados dispositivos de segurança ativa. Entre eles estão câmeras para detectar situações de perigo que o motorista pode não antever, bem como sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias. O modelo tem ainda sensores de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. Outro destaque é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade dos ônibus, além de reduzir a tensão para ombros e braços dos motoristas.


Com avançada conectividade, o BZRT vem pronto para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento por GPS. A tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou regiões perto de terminais, escolas e hospitais, trazendo proteção adicional aos usuários das vias. “Algumas cidades tiveram até 50% de redução de colisões com esse sistema”, afirmou Selski.


Fábrica de inovações


O primeiro ônibus Volvo foi construído na Suécia, em 1928. Em quase 100 anos, os chassis da marca ganharam o mundo e têm sido vanguarda, inclusive no Brasil. Aqui a Volvo começou a fabricar ônibus em 1979, sempre com espírito inovador. Antes mesmo da eclosão da eletromobilidade, a marca surpreendeu ao introduzir os primeiros ônibus híbridos no País, que operam em Curitiba há mais de dez anos. Também nasceram no Brasil outros importantes projetos da Volvo, como os primeiros ônibus biarticulados, que tornaram a marca uma referência mundial em BRT.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Fiat Strada e Argo são os carros mais vendidos do país em março



Radiografia da Notícia

* Marca fecha o mês de março com 21,0% de market share


*Strada segue como o veículo mais vendido do Brasil, com 65,3% no seu segmento


* Argo conquista a segunda colocação, formando uma dobradinha da marca

na liderança do mercado


Luís Alberto Alves/Hourpress


A Fiat encerrou o mês de março com dois modelos entre os mais vendidos

do país. A Strada permanece na liderança, com 10.254 unidades

emplacadas e 5,5% de market share, e o Argo conquistou a segunda

colocação, com 8.248 emplacadas e 4,5% de market share. Assim como nos

meses anteriores, a Fiat segue como líder absoluta do mercado

brasileiro, com 21% de market share e 38.875 unidades emplacadas em

março, mais de 8 mil à frente da segunda colocada.


Além da Strada, a Fiat também se destacou com outro modelo no

segmento: entre as C-picapes, a Toro ficou em primeiro lugar, com

3.629 unidades emplacadas. Com isso, a Fiat lidera entre as picapes

com 39,5% do segmento.


No segmento Hatch, além da conquista do Argo, o Mobi também foi

destaque no mês de março. O modelo registrou 4.682 emplacamentos,

colocando a Fiat na liderança da categoria, com 28,7% de segment

share. A marca também liderou em Vans, com a Fiorino sendo o veículo

comercial mais vendido do mês, com 1.732 unidades e 77,2% entre as

B-Van.


“A liderança da Fiat é fruto de uma combinação de fatores

estratégicos, incluindo inovação, tecnologia e uma linha de produtos

diversificada, adaptada para atender os diferentes tipos de público.

Por meio dos nossos esforços, neste mês celebramos os dois veículos

mais vendidos do país: a Strada, que é líder absoluta há meses, e o

Argo, que ocupou a segunda posição e vem reforçando sua

competitividade no mercado nacional, oferecendo versões completas para

atender uma ampla gama de consumidores. Seguiremos trabalhando para

oferecer ao mercado um portfólio cada vez mais robusto”, comenta

Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do

Sul.


No acumulado do ano, a Fiat segue liderança com 110.588 unidades

vendidas, mais de 30 mil à frente da segunda colocada. Três modelos

também aparecem entre os 10 carros mais vendidos do país: A Strada na

1ª posição (29.293), Argo na 3ª (19.726) e Mobi na 8ª (14.255). Em

relação ao primeiro trimestre do ano passado, a marca apresentou

crescimento de mais de 8,94% nas unidades emplacadas em 2025.


Jeep Wrangler recebe prêmio de menor desvalorização em 2025

Divulgação


Radiografia da Notícia

* Além de oferecer a autêntica capacidade off-road da marca, o Wrangler

também se destaca pelo melhor valor de revenda na categoria


* No ano passado, a versão Rubicon do Wrangler chegou ao Brasil com

novo estilo, incluindo grade frontal, rodas e interior renovados


* Equipado com a robusta tração 4X4 Rock-Trac, chancelada pelo Trail

Rated, ao lado da Gladiator é o modelo da Jeep mais capaz de encarar

desafios extremos e proporcionar experiências únicas


Luís Alberto Alves/Houpress


Não é novidade que o Wrangler é um modelo mais do que icônico no

portfólio da Jeep. Dotado da autêntica capacidade off-road da marca,

entregando a máxima representação do legado e DNA da Jeep, o Wrangler

surpreende mais uma vez sendo eleito o SUV com menor desvalorização em

2025 na categoria até R$ 500 mil do Prêmio Melhor Revenda, promovido

pela Quatro Rodas em parceria com a Mobiauto e considerado referência

em apontar os modelos menos desvalorizados do mercado.


A confiabilidade no valor de revenda do Wrangler reflete o

posicionamento o SUV no mercado, sendo reconhecido como o modelo mais

confiável para aventuras extremas, equipado com a robusta tração 4X4

Rock-Trac, chancelada pelo Trail Rated. Com tanta capacidade no fora

de estrada e conforto a bordo em qualquer terreno, o Wrangler ainda

oferece exclusiva experiência de direção open-air, com teto e portas

que podem ser removidas.


No ano passado, a nova e exclusiva versão Rubicon do Wrangler chegou

ao Brasil com estilo renovado. A nova grade frontal acomoda as

tradicionais sete fendas do Wrangler através de um visual atualizado

com as fendas texturizadas em preto, molduras metálicas em cinza

neutro e contornos na cor da carroçaria. O modelo também ganhou rodas

de 17 polegadas com um design exclusivo e pneus de uso misto. As

caixas de rodas e o teto na cor preta trazem o efeito bicolor aos

carros, tornando visual ainda mais esportivo e moderno.


Novidades no interior do Wrangler garantem espaço requintado e repleto

de recursos e tecnologias de ponta, combinadas com a tradicional

funcionalidade e versatilidade oferecidas pela Jeep. O console

central, com inspiração histórica, apresenta formas limpas e

esculpidas. Já o painel de instrumentos apresenta novas superfícies

suaves ao toque com costuras de realce em contraste.


O novo interior fica ainda mais completo com o sistema multimídia

touchscreen de 12,3 polegadas - a maior e mais avançada tela

disponível no Wrangler – integrada ao premiado sistema Uconnect 5,

cercado pelas saídas de ar exteriores que mantêm a sua forma circular

caraterística.


Completo, o Jeep Wrangler Rubicon entrega uma lista de equipamentos recheada:


Powertrain


Motor 2.0T - Gasolina - 272cv e 40,8 kgfm


Câmbio AT de 8 marchas


Off-road:


Tração 4x4 Rock-Track com relação reduzida 4:1


Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok®


Barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica


Protetores para Pedra


2 ganchos para reboque frontais


1 gancho para reboque traseiro


HDC – Hill Descent Control


Off-Road Pages


Trail Rated Badge


TrailCam - Câmera Frontal Off-Road


Eixos Dana 44


Nova Câmera Frontal Off-Road


Crawl ratio: 77:1


Reduzida: 4:1


Total Open-Air Experience:


Teto e portas removíveis


Para-brisa rebatível


Exterior


Nova grade dianteira


Faróis Full LED e lanternas em LED


Caixas de rodas pintadas na cor da carroceria


Novas rodas de 17” com pneus 245/75 R17 de uso misto


Tecnologias semi-autonômas:


Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência (AEB)


Comutação automática dos faróis


Monitoramento de pontos cegos


Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)


Tecnologia e Conectividade


Central Multimídia Uconnect de 12,3” com Apple Carplay e Android Auto Wireless


Quadro de instrumentos digital de 7”


Câmera de ré


Sistema de som premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer


Conforto:


Bancos revestidos em couro


Bancos dianteiros com ajustes elétricos


Ar-condicionado dualzone


Sistema de escoamento de água para lavagem interna


Tapetes de borracha "All-Weather" by Mopar


Segurança:


Monitoramento da pressão dos pneus


Airbags frontais e laterais


ESC – Controle de estabilidade


ERM - Sistema Eletrônico Anticapotamento


HSA - Hill Start Assist


Sensor de estacionamento traseiro



Fiat Strada e Argo são os carros mais vendidos do país em março



Radiografia da Notícia



Marca fecha o mês de março com 21,0% de market share